Katheriny Mendes
Philippe Stark

Se você não conhece esse nome, então esse post caiu como uma luva, ou melhor como uma otíma ideia !

O designer Philippe Stark é simplesmente responsável pela maior parte dos ícones de mobiliário que você deve ter como referência.  Dos moveis á utensílios domésticos e iluminação, sua criatividade transborda pelos diferentes suportes e sim; por aqui somos fãs dele também.

Philippe Starck é um designer nascido em Paris, em 18 de janeiro de 1949, formado pela escola École Nissim de Camondo situada em Paris.  Ele se destacou por sua linguagem única, orgânica e futurista, e viu nos objetos comuns do dia a dia a possibilidade de um novo mercado. Criar peças de design funcionais que fossem mais atraentes aos consumidores.  Já no início de sua trajetória ele foi diretor de arte da Pierre Cardin , o que com certeza deve lhe ter aberto muitas portas. Mas o post de hoje não é biográfico e sim sobre as criações desse gênio da ergonomia, então vamos lá!

Espremedor Juicy Salif 1990

Espremedor Juicy Salif 1990

 

Gente, o que é esse objeto escultórico se não um spoiler de Stranger Things?

O que é esse objeto escultórico se não reflexo da atmosfera espacial dos anos 80?

Poderia ser uma homenagem ao clássico Alien. Mas na verdade esse ícone do design de utilitários foi desenhado em um guardanapo,  ( acho que já vi isso no filme do Picasso certo?)  enquanto Philippe Stark comia lulas no mar da Itália.

O espremedor é de alumínio espelhado polido e pés de poliamida, e foi adquirido pela marca Alessi.

A cadeira Masters da Kartell é uma homenagem a três grandes ícones mundias :

“Tulip Armchair”, de Eero Saarinen,  a “ Série 7” de Arne Jacobsen e  a “Eiffel Chair”, de Charles Eames. Quando a gente acha que uma já ta bom, vem o Philippe e compila de forma minimalista a essência dessas três cadeiras. Da sobreposição das  três silhuetas orgânicas nasceu a Masters.

Cadeira Masters Cromada lançamento no Salão do móvel de Milão em 2018

Cadeira Masters Cromada lançamento no Salão do móvel de Milão em 2018

 

Vale a pena conferir tambem suas peças de iluminação, a GUN- LAMP  é uma luminária de mesa, que trás a simbologia de uma arma moldada na sua estrutura vertical. Para mim , um relfexo do tempo em que vivemos onde, o meda ganha poder e nossa vida não vale nem uma baa. feita de couro e Nossa vida não vale uma bala. A coleção de armas é apenas um sinal do nosso tempo. Ficamos com a símbolos que merecem. ” , explica o designer. A etiqueta na placa base da lâmpada é chamado de “A felicidade é uma arma quente”.

A série Gun quer chamar a atenção sobre as exportações de armas de muitos governos em todo o mundo: o ouro do Gun-Lâmpadas representa o acordo confidencial entre o dinheiro e a guerra. O abajur preto em couro simboliza a morte. As cruzes no interior da sombra quer nos lembrar da nossa morte. Com isso, toda a coleção Gun move o contexto ao longo de uma espécie de memorial para muitas pessoas mortas, que foram mortos em muitas guerras, com fins lucrativos. Para sublinhar as intenções do designer, o fabricante Flos, doa vinte por cento do produto da venda da coleção-Gun a organização de direitos humanos Frères des Hommes, na Europa.

 

Gun Lamp 2005

Gun Lamp 2005

 

Escolhi essa última peça para dar uma visão geral deste designer pois acredito que ela defina bem a importância, do conceito, do contexto, e de como ao criarmos uma peça de arte, design ou um projeto arquitetônico, são nossas ideias e intenções que abrirão as portas para o diálogo, qual diálogo você enquanto estudante ou profissional quer criar?  Idéias são armas muito preciosas e devemos sempre buscar estar conscientes de para aonde estamos apontando.

 

Site Philippe Stark    https://www.starck.com/