Katheriny Mendes
katherinymendes

Espaços menores precisam de uma decoração mais adequada

O sonho da casa própria faz parte do cotidiano de muitos brasileiros. Quando chega o momento de sair do aluguel, nem sempre da para comprar um imóvel grande como era necessário.

Diante desse dilema o que fazer quando você pega as chaves do seu novo apartamento na imobiliária? A decoração é fundamental para que seu imóvel não pareça tão pequeno quanto é.

Cada ano que passa os imóveis estão diminuindo de tamanho. Não somente pelos preços que estão cada vez mais altos, mas também pelos espaços para a construção do empreendimento.

São poucos os espaços ainda vagos para construção de novos imóveis em regiões centrais das capitais como Curitiba, por exemplo. Por isso, a meta agora das construtoras é criar pequenos espaços, mas muito funcionais para o cliente. Sabe como isso é possível? Separamos algumas dicas interessantes para você decorar seu ambiente.

 

Apartamento pequeno, mas funcional?

Ao buscar apartamentos para alugar em Curitiba, muitas vezes os imóveis que estão em localizações mais aproximadas do centro, têm tamanhos menores. Mas como decorar um espaço tão pequeno sem ficar com sensação de que tudo está apertado ou amontoado?

Separamos aqui algumas dicas importantes para você decorar sua pequena casa:

 

Funcionalidade e estética

Pense em móveis sob medida para valorizar cada metro quadrado do seu imóvel. Principalmente os quartos e cozinha devem ser pensados dentro das suas necessidades. Planeje os eletrodomésticos e eletrônicos que irá usar. Por exemplo, televisão no quarto, micro-ondas na cozinha, entre outros.

 

Cores e divisórias

As cores fazem toda a diferença em um apartamento pequeno. Mudar ambientes com a troca de tonalidade de cores é uma saída para dar mais amplitude aos cômodos.

Para maior conforto use divisórias retráteis ou em formato de biombo para ter mais privacidade e definir cada cômodo da casa.

 

Ambientes integrados e portas de correr

Outra opção interessante para ganhar mais espaço na casa é eliminar porta tradicionais e paredes entre os cômodos. Usando portas de correr e fazendo os ambientes integrados você ganha mais espaço e amplitude para circulação.

Você também pode recorrer aos espelhos para fazer a divisória dos ambientes, assim você tem uma parede ainda mais funcional.

 

Quais pisos são indicados para apartamentos pequenos?

Ao decorar um espaço pequeno é muito importante pensar na casa como um todo, do chão ao teto. O piso deve ter cores e textura que combine com o resto da decoração escolhida para a casa.

Existem algumas opções no mercado que são mais interessantes para os apartamentos pequenos, listamos algumas delas aqui para você:
Porcelanato

Esse tipo de piso pode ser usado no apartamento como um todo, principalmente na cozinha e banheiro, onde ficam mais úmidos. É resistente à líquidos e pode ser facilmente limpo, sem a necessidade de utilização de produtos especiais.

O mesmo piso nos cômodos pode dar mais amplitude ao espaço, mesmo sendo pequeno como os apartamentos construídos atualmente.

O porcelanato é uma das opções mais utilizadas em casas e apartamentos de todos os tamanhos, principalmente pela durabilidade do material.

 

Laminado de madeira

Esse é um dos pisos mais aconchegantes a venda no mercado. Além de ser impermeável, ele também não é muito gelado no inverno. Isso é um grande diferencial para Curitiba, que costuma registrar temperaturas baixas em boa parte do ano.

Na decoração, as tonalidades de madeira podem se adaptar as cores e a decoração que você optar para sua casa.

 

Vinícolo

Esse piso se assemelha ao PVC e tem uma grande vantagem sobre os demais, ele absorve uma grande parcela do som que você faz dentro da sua casa. É mais macio, não promove tanto atrito.

Este piso também atrai os clientes por ser térmico, deixando o ambiente mais confortável em todas as estações do ano.

Outro fator interessante, ele é produzido em com diversas estampas e texturas, combinando com os mais variados estilos de decoração.

 

 

5 dicas para seu apartamento parecer maior

Mas quando você aluga um imóvel e pegas as chaves da sua kitnet mobiliada em Curitiba, como pensar em uma decoração para este imóvel que pode ser apenas um lar temporário para você?

Separamos aqui 5 dicas interessantes para você organizar e montar os ambientes aproveitando todos os espaços e dar a sensação de amplitude na sua casa. Vamos as dicas?

 

  1. Decoração vertical

Com pouco espaço, nas desperdice as paredes da sua casa. Use prateleiras e armários que vão do chão ao teto. Com isso você ganhará muito espaço para armazenamento das suas coisas, não somente na cozinha, mas nos quartos e banheiro, essa pode ser uma boa solução.

 

  1. Cortinas e divisórias

Use cortinas do teto ao chão para criar divisões entre os ambientes integrados. Por exemplo, para manter a privacidade do quarto em um ambiente conjugado, use cortinas de que com estampas ou que combinem com o tom das cores dos móveis e paredes.

Você também tem a opção de usar divisórias móveis que permitem a mobilidade de manter o espaço aberto ou fechado.

 

  1. Jogue com os espelhos

Abuse dos espelhos na decoração. O espelho tem a função de refletir a imagem e por isso da mais profundidade ao ambiente. Todos os cômodos parecem ser maiores do que realmente são quando espelhos são colocados nas paredes. Além disso, o espelho é útil e funcional no dia a dia.

 

  1. Use tapetes com estampas

Não importa o tamanho do tapete, não deixe de colocar. Parte dele pode ficar desaparecida debaixo do sofá. Privilegie as estampas que combinem com a sua decoração, cores das paredes e móveis da sala e quarto.

 

  1. Use tons de cores

Use tons e sobre tons de cores para definir os ambientes da casa. Se for conjugado o quarto e sala, por exemplo, use cores diferentes para os dois cômodos, para definir essa diferença. Todos os ambientes precisam estar definidos dentro da casa, isso traz mais amplitude ao espaço.

 

Gostou deste artigo sobre decoração para apartamentos pequenos? Aproveite e compartilhe esse post com os seus amigos através das suas redes sociais.